quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Organizando as idéias!

01. A submissão de quase todas as ex-colônias ibéricas ao imperialismo inglês do século XIX remonta ao processo de independência. Relacione a proclamação de independência de Cuba com o início da política imperialista e intervencionista dos Estados Unidos da América do Norte.


02. I. Fulgêncio Batista, apesar de sair do Governo em 1959, permanece em Cuba até a tentativa de invasão norte-americana, através da baía dos Porcos, em janeiro de 1966.


II. O processo insurrecional que culminou com a vitória de Fidel Castro e seus companheiros, no final dos anos 50, tem início em julho de 1953, com a tentativa de assalto ao quartel Moncada.

III. Em janeiro de 1962, a Conferência da Organização dos Estados Americanos (OEA) decide o bloqueio econômico e político a Cuba, por proposta dos Estados Unidos da América.

IV. Cuba e Porto Rico, a exemplo da maioria dos países latino-americanos, conseguiram suas independências no final do século passado através de lutas sangrentas comandadas por líderes oriundos das classes populares.

Acerca da história política cubana é correto APENAS o afirmado em

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abração e até mais!