sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lula e Obama entram em colisão por crise em Honduras, diz "El País"

"Os países democráticos do mundo precisam repudiar de forma veemente o que ocorreu em Honduras, portanto, a posição do Brasil se mantém inalterada. Nós não aceitamos histórias de golpes", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à agência de notícias Efe.
O Brasil faz parte de um grupo formado ainda por Venezuela, Bolívia, Argentina, Chile, Equador e Nicarágua que já afirmaram não reconhecer o resultado da eleição realizada sem a restituição de Zelaya --parte do acordo San José-Tegucigalpa assinado por ambas as partes em outubro e decretado como fracassado pelo presidente deposto.
Do outro lado, os Estados Unidos, país de maior influência no país, lidera um pequeno grupo com Peru e Colômbia que aceita o resultado das eleições como único caminho viável para a resolução da crise política hondurenha.
"Agora que Obama tomou uma decisão definitiva [sobre Honduras] e a comunicou a Lula, o presidente brasileiro vai necessitar de toda sua intuição para sair do atoleiro sem se enfrentar com Washington", avalia o jornal.
"A solução só poderia vir de Zelaya, aceitando sair de cena em um gesto de generosidade para contribuir a devolver a paz ao país. A dúvida é se Lula será capaz de convencê-lo."

Entenda a crise em Honduras

O presidente Manuel Zelaya queria que as eleições gerais de 29 de novembro - quando seriam eleitos o presidente, congressistas e lideranças municipais - tivesse mais uma consulta, sobre a possibilidade de se mudar a Constituição do país.

Segundo sua proposta, os eleitores decidiriam nessa consulta se desejavam que se convocasse uma Assembleia Constituinte para reformar a Carta Magna.
Os críticos de Zelaya afirmam que sua intenção é mudar o marco jurídico do país para poder se reeleger, o que é vetado pela atual Constituição.
O mandato de Zelaya terminaria em janeiro de 2010, e a atual Constituição veta a reeleição do presidente.

Zelaya, que foi eleito em 2005, negou que pretendesse continuar no poder além dos quatro anos para os quais foi eleito.
Segundo ele, uma eventual mudança constitucional seria válida apenas para seus sucessores.
Zelaya destituiu o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Romeo Vázquez, que havia se negado a apoiar a logística para a consulta deste domingo, declarada ilegal pelo Congresso.

Após a demissão de Vázquez, o ministro da Defesa, Ángel Edmundo Orellana, e outros comandantes militares também renunciaram.
O presidente de Honduras, aprofunda a crise política no país ao afirmar que vai ignorar uma decisão da Suprema Corte que lhe ordenou a readmissão do chefe do Estado Maior das Forças Armadas. O general Romeo Vasquez foi demitido por se opor à consulta popular sobre mudança na Constituição.
No dia 28 de junho, dia do referendo, Zelaya é detido por militares e levado para instalações da Força Aérea. Ele é enviado, ainda de pijamas, à Costa Rica em asilo político.

O presidente do Congresso de Honduras, Roberto Micheletti, assume a Presidência e diz que não houve golpe de Estado e que o processo que destituiu Zelaya do cargo foi "absolutamente legal".
Micheletti reúne alguns milhares de simpatizantes e o alto comando militar no centro da capital hondurenha, Tegucigalpa, em uma tentativa de demonstrar que a deposição de Zelaya conta com apoio interno. Marchas de apoio a Micheletti e Zelaya ocupariam as ruas da capital por várias ocasiões, resultando diversas vezes em confrontos e distúrbios.

A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) aprova em sessão extraordinária com os 192 países-membros uma resolução unânime de repúdio ao golpe de Estado em Honduras e exige restauração imediata e incondicional do presidente Zelaya.
O Itamaraty condena duramente o golpe e congela uma lista de programas de cooperação com Honduras até a recondução do presidente Manuel Zelaya ao poder. Os programas são concentrados em duas áreas: energia e saúde.
A OEA decide em Assembleia Extraordinária suspender Honduras. A medida foi aprovada por unanimidade pelos 33 membros presentes na reunião e representa uma resposta ao golpe de Estado.
A base para a suspensão do país foi a Carta Democrática Interamericana. O documento permite a suspensão imediata em casos de ruptura da ordem democrática e fracasso de iniciativas diplomáticas, desde que conte com a aprovação de ao menos dois terços dos países-membros.
Em meio à indefinida crise política, o governo interino de Honduras dá início à campanha eleitoral para o pleito presidencial de 29 de novembro. O processo é ameaçado de boicote interno e externo caso a votação ocorra sob gestão dos golpistas. Mais tarde, a comunidade internacional alerta que não reconhecerá novo presidente eleito.

Micheletti afirma que a eleição presidencial é "a solução única, final e definitiva" à crise.
Em 21 de setembro, Zelaya consegue retornar à capital Tegucigalpa e buscar abrigo na Embaixada do Brasil. A informação, dada inicialmente à agência de notícias France Presse, também foi confirmada por fontes do corpo diplomático brasileiro em Tegucigalpa, agravando ainda mais a crise em Honduras, coloncando o Brasil em foco, por estar apoiando ou não Zelaya.


Fontes: BBC Brasil e Folhaonline.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abração e até mais!