domingo, 15 de novembro de 2009

Vestibular UFC 2010

Estamos em clima de reta final, a prova de História estava muito bem elaborada e particularmente gostamos muito, posto que estava clara e objetiva. Esperamos que nossos alunos também tenham pensado assim.

21. “Na cidade grega antiga, ser cidadão não significava apenas fazer parte de uma entidade ‘nacional’, mas também participar numa vida comum.”
MOSSÉ, Claude. O cidadão na Grécia antiga. Lisboa: Edições 70, 1999, p. 51.

Tomando por base a afirmativa acima, pode-se compreender corretamente que a vida na polis, para o cidadão, significava:


A) romper com a religião e os mitos e adotar o modo de vida proposto pelos filósofos, o de disseminar a filosofia e a democracia para todas as cidades-estado gregas.
B) realizar o ideal grego de unificação política, militar, geográfica, econômica, religiosa e cultural de todas as cidades-estados e assim suprimir as tiranias e as oligarquias.
C) exercer obrigatoriamente uma magistratura ao longo da vida, pois o aprendizado político por todos representava a garantia do bem-estar social e da manutenção da democracia.
D) formar um corpo de súditos cujas decisões políticas se orientavam para a manutenção do poder econômico e religioso das famílias detentoras de frotas que comercializavam pelo Mediterrâneo.
E) integrar uma comunidade que visava ao seu bem comum por meio de decisões políticas, da adoção de uma defesa militar e de práticas religiosas que buscavam benefícios e proteção dos deuses da cidade.

22. A análise histórica do Renascimento italiano, caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi, permite identificar uma convergência entre as artes plásticas e as concepções burguesas sobre a natureza e o mundo naquele período. Acerca da relação entre artistas e burgueses, é correto afirmar que ambos:

A) convergiram em ideias, pois valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica.
B) retomaram o conceito medieval de antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras pessoais.
C) adotaram os valores da cultura medieval para se contrapor ao avanço político e econômico dos países protestantes.
D) discordaram quanto aos assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não financiavam obras com temas religiosos.
E) defenderam a adoção de uma postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e das técnicas mais simples das artes.

23. Por aproximadamente três séculos, as relações de produção escravistas predominaram no Brasil, em especial nas áreas de plantation e de mineração. Sobre este sistema escravista, é correto afirmar que:

A) impediu as negociações entre escravos e senhores, daí o grande número de fugas.
B) favoreceu ao longo dos anos a acumulação de capital em razão do tráfico negreiro.
C) possibilitou a cristianização dos escravos, fazendo desaparecer as culturas africanas.
D) foi combatido por inúmeras revoltas escravas, como a dos Malês e a do Contestado.
E) foi alimentado pelo fluxo contínuo de mão-de-obra africana até o momento de sua extinção em 1822.

24. Com a adoção da política do Big Stick, os EUA, no governo de Theodore Roosevelt, inauguraram uma prática de intervenção, inclusive armada, em especial nos países latino-americanos, onde o capital estadunidense tornou-se hegemônico. Em decorrência desta política, é correto afirmar que:


A) a intervenção dos EUA na América Central foi rejeitada pelos movimentos populares, como as revoluções sandinista e mexicana.
B) a política do Big Stick foi amplamente rechaçada pelo governo brasileiro graças ao apoio político e financeiro da Inglaterra e da França.
C) o governo estadunidense favoreceu o Paraguai na guerra contra a Argentina pelo controle da região petrolífera do Chaco, onde atuava a Standard Oil Co.
D) os movimentos populares apoiados na luta e no pensamento político de José Martí evitaram que Cuba, logo após a independência, se tornasse um protetorado dos EUA.
E) a República do Panamá proclamou sua independência da Colômbia em 1903, tornando-se um protetorado dos EUA, e, em 1914, foi inaugurado um canal ligando o Atlântico ao Pacífico.

25. “Morte à gordura!
morte às adiposidades cerebrais!
Morte ao burguês-mensal!
ao burguês-cinema! ao burguês-tílburi!
Padaria Suissa! Morte viva ao Adriano!
‘–Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
– Um colar... – Conto e quinhentos!!!’
(...) Fora! Fu! Fora o bom burguês!...”


O trecho acima, transcrito do poema Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade, foi recitado na Semana de Arte Moderna, realizada de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.

Sobre esse movimento, é correto afirmar que:


A) teve como princípio uma arte baseada na estética romântica e realista.
B) tentou traduzir a cultura e os problemas nacionais através da arte.
C) gerou uma valorização da arte europeia em detrimento da arte brasileira.
D) foi uma tentativa de renovar as manifestações artísticas no Brasil Império.
E) foi um grupo de poetas e escultores que reafirmaram o parnasianismo no Brasil.

26. “A travessia para o Juazeiro fez-se a marchas forçadas, em quatro dias. E quando lá chegou o bando dos expedicionários, fardas em trapos, feridos, estropiados, combalidos, davam a imagem da derrota. Parecia que lhes vinham em cima, nos rastros, os jagunços. A população alarmou-se, reatando o êxodo. Ficaram de fogos acesos na estação da via-férrea todas as locomotivas. Arregimentaram-se todos os habitantes válidos dispostos ao combate. E as linhas do telégrafo transmitiram ao país inteiro o prelúdio da guerra sertaneja”

O trecho acima é parte do livro de Euclides da Cunha que teve sua primeira edição em 1902 e relata o cotidiano de um conflito ocorrido nos primeiros anos da República. O livro de Euclides e o conflito ao qual se refere são respectivamente:


A) Inferno Verde, Caldeirão.
B) Inferno Verde, Cabanagem.
C) Os Sertões, Canudos.
D) Os Sertões, Caldeirão.
E) A guerra do fim do Mundo, Contestado.

27. “É preciso dizer que o que ocorreu comigo não é exceção, é regra. Raros os presos políticos brasileiros que não sofreram torturas. Muitos, como Schael Schreiber e Virgílio Gomes da Silva, morreram na sala de torturas. Outros ficaram surdos, estéreis ou com outros defeitos físicos.”
BETO, Frei. Batismo de Sangue: guerrilha e morte de Carlos Marighella. 14. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.


A partir desse trecho do depoimento de frei Tito de Alencar, escrito na prisão, em 1970, assinale a alternativa correta sobre a situação dos direitos humanos no decorrer da ditadura instalada no Brasil em 1964.


A) Os governos estabelecidos depois de 1964 conseguiram provar que os que morreram na prisão já estavam doentes e não aceitavam o tratamento médico oferecido.
B) A tortura realizada nas delegacias de polícia era uma exceção, na medida em que havia a publicação de reportagens na imprensa com o objetivo de defender os direitos humanos.
C) A tortura de presos começou a ser utilizada no Brasil a partir de 1972 e foi abolida com o movimento em torno da Anistia em 1979, em sintonia com os movimentos pelos direitos humanos.
D) A coerção em torno dos meios de comunicação e a tortura em presos políticos eram meios utilizados pelo regime de 1964 para reprimir movimentos e opiniões divergentes da ideologia oficial.
E) A repressão aos meios de comunicação se realizou a partir do Governo do Presidente Médici, momento em que se inaugura a prática da tortura para obter depoimentos de subversivos.

28. “A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.


Com base nessa citação do livro A ideologia alemã, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:


A) o capitalismo teve origem no modo de produção socialista, a partir de uma revolução burguesa.
B) o capitalismo teve origem em ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.
C) a produção de ideias na vida social, no decorrer da história, está separada da produção da vida material.
D) a perspectiva de análise marxista examina a sociedade levando em consideração as relações sociais estabelecias no modo de produção.
E) o pensamento marxista surgiu no início da revolução francesa, com a defesa da igualdade e da fraternidade entre todos os seres humanos.


Estamos torcendo juntos por você!

Um comentário:

  1. a prova tava boa, o pessoal foi muito bem no geral, teve alguns lá na sala que fecharam... uns 5 ou 6 alunos. Eu vou ficar aguardando o resultado, parece que sai dia 24, deseje boa sorte ^^

    flw

    ResponderExcluir

Abração e até mais!