segunda-feira, 12 de abril de 2010

Revisão - 2º Anos (Aula II)

Revolução Gloriosa (1688)

Foi uma revolução em grande parte não-violenta, que teve lugar no Reino Unido entre 1685 e 1689, na qual o rei Jaime II de Inglaterra da dinastia Stuart (católico) foi removido do trono de Inglaterra, Escócia e País de Gales, e substituído pelo nobre holandês Guilherme, Príncipe de Orange em conjunto com sua mulher Maria II, filha de Jaime II.

Durante o seu reinado, o rei Jaime II tornou-se vítima da batalha política entre catolicismo e protestantismo, bem como entre os direitos divinos da coroa e os poderes políticos do parlamento.

A questão sucessória agravou a crise política, o que favoreceu a conspiração para depor Jaime e substituí-lo pela sua filha Maria e pelo seu marido Guilherme de Orange. 

Temendo o mesmo destino de Carlos I, Jaime II foge o que abre espaço legal para a sua abdicação, o trono é então entregue a Guilherme de Orange, nomeado Guilherme III.

A Revolução Gloriosa foi um dos eventos mais importante na longa evolução dos poderes em posse do parlamento e da coroa inglesa. Com a passagem no parlamento da Bill of Rights (declaração de direitos), foi tornado impossível qualquer retorno à monarquia por um católico, e acabou com as tentativas recentes para o absolutismo monárquico, nas ilhas britânicas, ao circunscrever os poderes do monarca.

Essa declaração eliminava a censura política e reafirmava o direito exclusivo do Parlamento em estabelecer impostos, e o direito de livre apresentação de petições. Destaca-se ainda a questão militar, onde o recrutamento e manutenção do exército somente seriam admitidos com a aprovação do Parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abração e até mais!