No final da 2ª Guerra Mundial, foram assinados tratados e acordos entre os vencedores que desencadearam a divisão do mundo em dois super-blocos ideológicos, iniciava-se assim o período conhecido por Guerra Fria.
Em 1945, na Conferência de Postdam, foi decidido que o território alemão e a cidade de Berlim seriam divididos em quatro zonas de influências (americana, britânica, francesa e soviética), os países vencedores da 2ª Guerra Mundial.

Em 1961, por iniciativa soviética, começou a ser construído o muro, uma tentativa de obrigar os alemães orientais a permanecerem na RDA.
Na década de 1980, o regime soviético demonstrava fragilidade, várias intervenções em países do Leste europeu tiveram que ser realizadas para evitar o esfacelamento do controle soviético.
O fracasso das reformas de Gorbatchev e as constantes mobilizações separatistas desecandearam um novo ânimo nos alemães que passaram a atravessar o muro para o lado Ocidental.
Em 1989, já havia muitas incertezas sobre o futuro da RDA, centenas de pessoas aderiram a manifestações e passeatas contrárias a divisão. Devido a pressão popular Willi Stoph (primeiro-ministro) e Erich Honecker (chefe de Estado) renunciaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Abração e até mais!