quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um muro que dividia povos!

No final da 2ª Guerra Mundial, foram assinados tratados e acordos entre os vencedores que desencadearam a divisão do mundo em dois super-blocos ideológicos, iniciava-se assim o período conhecido por Guerra Fria.

Em 1945, na Conferência de Postdam, foi decidido que o território alemão e a cidade de Berlim seriam divididos em quatro zonas de influências (americana, britânica, francesa e soviética), os países vencedores da 2ª Guerra Mundial.

Em 1949, Berlim se transformou no palco de acirramento ideológico da Guerra Fria, Stalin decretou o bloqueio do lado ocidental da cidade. Os crescentes desentendimentos acarretaram na divisão da Alemanha: Em República Federal da Alemanha (RFA), sob influência capitalista, e a República Democrática da Alemanha (RDA), sob influência socialista.

Em 1961, por iniciativa soviética, começou a ser construído o muro, uma tentativa de obrigar os alemães orientais a permanecerem na RDA.

Na década de 1980, o regime soviético demonstrava fragilidade, várias intervenções em países do Leste europeu tiveram que ser realizadas para evitar o esfacelamento do controle soviético.

Em 1985, Mikhail Gorbatchev desencadeou uma série de medidas tais como a Perestroika (abertura econômica) e a Glasnost (transparência de atitudes), provocando o fim da Guerra Fria e o início de um processo democrático na URSS.

O fracasso das reformas de Gorbatchev e as constantes mobilizações separatistas desecandearam um novo ânimo nos alemães que passaram a atravessar o muro para o lado Ocidental.

Em 1989, já havia muitas incertezas sobre o futuro da RDA, centenas de pessoas aderiram a manifestações e passeatas contrárias a divisão. Devido a pressão popular Willi Stoph (primeiro-ministro) e Erich Honecker (chefe de Estado) renunciaram.

Os soldados nos pontos fronteiriços foram pegos de surpresa quando uma multidão se reuniu junto ao muro, provocando a sua derrubada. A festa popular tomava conta das ruas, o povo alemão comemoravam juntos o fim da divisão alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abração e até mais!