terça-feira, 26 de abril de 2011

Gabartio TD 2º Anos

1 - E
2 - E
3 - B
4 - E
5 - E
6 - E

07. Em princípios de 1789, a França era uma sociedade do Antigo Regime. A crise dessa estrutura manifestou-se ao longo desse ano, dando início a um período de transformações que se estendeu por dez anos: a Revolução Francesa.

a) Cite três características de natureza político-social da sociedade do Antigo Regime na França. (2 linhas)
a) Alguns exemplos:
- o caráter estamental dessa sociedade,
- o fato de a nobreza e o clero serem estamentos privilegiados,
- o fato de caber à burguesia e às camadas populares toda a carga tributária,
- a vigência de uma monarquia absoluta,
- a legitimação do poder absoluto do monarca por meio da teoria do direito divino,
- o caráter consultivo e não deliberativo da Assembléia dos Estados Gerais,
- a concentração de poderes executivos, legislativos e judiciários e religiosos nas mãos do monarca,
- a subordinação da Igreja ao Estado.

b) Cite três transformações operadas durante o 1° momento da Revolução Francesa - a "Era das Instituições" (1789 -1792) - que evidenciam o caráter revolucionário dessa experiência histórica. (2 linhas)
b) Alguns exemplos de transformações:
- o estabelecimento de uma monarquia constitucional,
- o estabelecimento de três poderes: executivo, legislativo e judiciário,
- o fim dos privilégios,
- a abolição dos direitos feudais,
- a instituição da igualdade jurídica,
- o estabelecimento da liberdade de culto,
- o estabelecimento da liberdade de expressão,
- a afirmação da inviolabilidade da propriedade.

08. Em 1806 o imperador Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental. Explique as motivações desse ato e indique suas repercussões. (3 linhas)
Napoleão pretendia afetar o comércio inglês na Europa e promover o comércio francês. Suas repercussões foram a expansão do comércio francês, a invasão dos países que desrespeitaram o Bloqueio, a vinda da família real portuguesa para o Brasil e novas relações comerciais entre a Inglaterra e as colônias na América.

09. Leia os textos.

"Estas colônias unidas são e, por direito, devem ser Estados Livres e Independentes."
                                    (Declaração de Independência dos EUA - 4 de julho de 1776).

"Muitos dos senhores ainda estão naturalmente convencidos que a liberdade não existe (...). Mas eu lhes garanto que a liberdade existe. Não só existe, como é feita de concreto e cobre e tem 100 metros de altura. (...) Recebendo a liberdade dos franceses, os americanos a colocaram na ilha de Bedloe, na entrada do porto de New York. Esta verdade é indiscutível. Até agora a liberdade não penetrou no território americano."
                     (FERNANDES, Millôr. "Afinal o que é liberdade". In: LIBERDADE, LIBERDADE.).

"Eu tentei.
(Epitáfio do pastor negro Ralph Abernathy, um dos fundadores do movimento pelos direitos civis nos EUA).

a) CITE duas formas de liberdade a que se referiam os colonos americanos no momento da independência. (2 linhas)
a) Liberdade econômica e liberdade política.

b) INDIQUE um episódio da história americana em que a prática da liberdade esteve ameaçada. (1 linha)
b) As Leis Intoleráveis.

c) EXPLIQUE como a liberdade esteve ameaçada no episódio indicado no item b. (3 linhas)
c) O governo pretendia acabar com quase todas as liberdades dos colonos.

10. Na chamada "conjuntura revolucionária", animada pelos ideais de liberdade, igualdade e soberania do povo, destaca-se a crise dos antigos sistemas coloniais europeus. As colônias espanholas e o Brasil se rebelam e separam-se de suas metrópoles.
No que diz respeito às colônias espanholas da América, indique alguns dos fatores determinantes do seu processo de emancipação. (4 linhas)
O rompimento do equilíbrio político europeu devido as guerras napoleônicas; a insatisfação dos "criollos"; as diferenças econômicas dentro da própria colônia e a ação das juntas governativas.

11. A execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um enforcamento. Tratava-se de uma punição exemplar: esquartejar, exibir o corpo nos locais onde os "crimes" foram praticados, salgar terrenos e demolir casas faziam parte do esforço de apagar a memória do "criminoso" e reavivar a memória da punição de seus crimes. Por estas práticas, afirmava-se o poder do soberano e incutia-se temor em seus súditos.
                        (Adaptado da série REGISTROS, nŽ 15, DPH, 1992)
                       
a) Por que as reivindicações dos participantes da Conjuração Mineira foram consideradas "crimes", em 1789? (2 linhas)
a) Pois eram insurgentes à coroa portuguesa.

b) O que quer dizer castigo exemplar? (2 linhas)
b) Fazer de exemplo para se evitar outros movimentos iguais.

12. "(...) mais do que nunca a cidade mostrava-se o ponto de encontro de burocratas e militares, de negociantes e capitalistas, de nobres e delegações diplomáticas; a todos eles se agregariam os plantadores de Saquarema".
(Ilmar R. Mattos. O TEMPO DE SAQUAREMA. São Paulo. Hucitec-INL, 1987, p.51. apud Mário Schmidt. NOVA HISTÓRIA CRÍTICA DO BRASIL. 7 ed. São Paulo. Editora Nova Geração. 1996, p.85.)

O texto acima descreve a cidade do Rio de Janeiro após a chegada das Cortes Portuguesas ao Brasil. Sobre isto:
a) Explique o motivo da transferência da família real portuguesa para o Brasil. (2 linhas)
a) Invasão de Napoleão após o bloqueio continental.

b) Dê dois (02) exemplos de mudanças político-administrativas no Rio de Janeiro com a chegada das Cortes. (2 linhas)
b) Alvará de produção industrial e o fim do pacto colonial.

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