quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Descolonização Afro-Asiática - Aula 01

Alunos, mais uma vez estamos aqui pra tentar diminuir as dúvidas sobre determinados assuntos relevantes em nossa sala de aula. Confesso que estive ausente, ando sem tempo para postar algumas aulas, mas espero estar retornando com mais frequência a este blog, onde muitos acabam por encontrar espaço para seus estudos. Um grande abraço a todos!
Descolonização Afro-Asiática - Aula 01

Fatores:

1 - Crise das potências colonialistas - Após a Segunda Guerra Mundial, chega ao fim o período em que as principais potências econômicas do mundo buscavam assegurar seus interesses econômicos por meio da exploração de regiões africanas e asiáticas. Em linhas gerais, o enfraquecimento das nações européias, agentes principais no processo de colonização de tais áreas, não permitia o uso dessa política, que depois de quase um século, foi responsável por conturbações e mortes em escalas nunca antes imaginadas.

2 - Guerra Fria - Lutas por áreas de influências entre norte-americanos e soviéticos buscaram se aproximar dos governos independentes que se formavam nas regiões antes dominadas pela antiga política imperialista. Somente entre as décadas de 1950 e 1960, mais de quarenta novos países surgiam no interior do território afro-asiático. Nesse meio tempo, EUA e URSS participaram direta ou indiretamente dos conflitos que resolveriam o novo poder a ser instalado em tais países.

3 - Nacionalismo - O enfraquecimento da Europa significou o fortalecimento do nacionalismo e o crescimento do desejo de independência. Desejo esse que passou a se apoiar na Carta da ONU, que reconhecia o direito à autodeterminação dos povos colonizados e que fora assinada pelos países europeus (os colonizadores). 

4 - Conferência de Bandung -  debateu os problemas do Terceiro Mundo e a questão do não-alinhamento, reunindo vinte e nove nações afro-asiáticas, que declararam apoiar o anticolonialismo e combater o racismo e o imperialismo.



Bandung substituiu o conflito leste-oeste entre capitalismo e socialismo pelo norte-sul entre os países industrializados ricos e os países pobre e exportadores de produtos primários. As nações reunidas definiram publicamente quatro objetivos básicos: 

• ativar a cooperação e a boa vontade entre as nações afro-asiáticas e promover seus mútuos interesses;


• estudar os problemas econômicos, sociais e culturais dos países participantes;


• discutir a política de discriminação racial, o colonialismo e outros problemas que ameaçassem a soberania nacional;


• definir a contribuição dos países afro-asiáticos na promoção da paz mundial e na cooperação internacional.


No fundo, a Conferência de Bandung firmava a existência de um bloco multinacional, não alinhado, o denominado Terceiro Mundo, sem definir uma política concreta para a superação do subdesenvolvimento e das heranças coloniais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abração e até mais!