segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

UFC - 2ª Fase

Parbéns aos alunos que chegaram até aqui, e que com certeza, estarão a comemorar mais uma vitória em suas vidas!

01. Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir.


“Os pensadores gregos confirmaram os romanos nessa convicção natural, ‘as artes do vulgo, as artes sórdidas’, escreveu Sêneca, ‘são, segundo o filósofo Posidônio, as dos trabalhadores braçais, que empregam todo seu tempo em ganhar a vida; tais ofícios nada têm de belo e em nada se parecem com o bem’”.

AIRÊS, Philippe e DUBY, George. (Org.) História da Vida Privada. v. I. São Paulo: Companhia das Letras, 1985, p. 115.

A) Explique o que significam “as artes do vulgo, as artes sórdidas”, citadas no texto.
 
B) Por que, de acordo com Posidônio, o trabalho “nada tem de belo”?
 
02. Ao descrever o processo de desenvolvimento capitalista durante o século XIX, o historiador Eric Hobsbawm argumenta que o mundo se dividiu em “dois setores”: o primeiro identificado por países de economias avançadas e o segundo, em regiões onde o processo de desenvolvimento econômico e político foi menos intenso. Desse modo, segundo Hobsbawm, “existia claramente um modelo geral referencial das instituições e estruturas adequadas a um país ‘avançado’, com algumas variações locais”.

A) Indique três características de um país “avançado” no século XIX.
 
B) Que continente se destacou como centro do processo de desenvolvimento capitalista durante o século XIX?
 
C) Identifique três países considerados avançados durante este período.
 
03. Durante os séculos XII e XIII, a introdução de novos métodos de trabalho agrícola, de tecnologias, de plantio e desenvolvimento da pecuária provocou o crescimento econômico da sociedade feudal, que produziu cada vez mais alimentos. Entre o século 1000 e 1300, está estimado que a produção de alimentos na Europa e sua população dobraram. O crescimento econômico também criou as bases para o desenvolvimento de atividade comercial, cultural e para a expansão de cidades. As transformações introduzidas na sociedade feudal estimularam também mudanças nas relações sociais e políticas. Porém, ao se entrar no século XIV, o período de crescimento econômico e avanços tecnológicos rapidamente deu lugar à fome e à doença.

A) Apresente quatro exemplos de novos métodos de tecnologia e produção agrícola que foram introduzidos na sociedade feudal durante os séculos XII e XIII.

B) Cite quatro razões para a crise e o declínio da sociedade feudal na Europa no século XIV.

C) Que grande epidemia ocorrida no século XIV reduziu drasticamente a população europeia?

04. Um aspecto fundamental da Guerra Fria (com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945) foi a reorganização das alianças internacionais e o recrudescimento das relações entre nações que pouco tempo antes estavam aliadas. De um lado estava a União Soviética, parte significativa da Europa Oriental e a China (após 1949), e do outro lado, a Europa Ocidental com o apoio explícito dos Estados Unidos, Canadá e os governos dos países da America Latina. Assim, a Guerra Fria representou uma busca permanente pelo equilíbrio de poder entre as duas potências globais. Mesmo que a disputa nunca tenha resultado em um conflito bélico direto entre os Estados Unidos e a União Soviética, em outros continentes como a África, a Ásia, a América Latina e no Caribe, a Guerra Fria foi marcada por conflitos armados prolongados, passando a se incorporar à geopolítica das lutas anticoloniais e de libertação nacional.

A) Identifique dois países asiáticos com os quais os Estados Unidos estiveram envolvidos diretamente em conflitos militares depois de 1945.

B) Cite três países africanos de língua portuguesa que iniciaram processos de libertação nacional na década de 1960.

C) Explique as razões apresentadas pelos Estados Unidos para a invasão da Baía dos Porcos (Cuba), em abril de 1961.

05. A conquista do território brasileiro pelos portugueses foi efetuada mediante o confronto com as populações indígenas que habitavam o Brasil naquele momento. Com base nisso, responda o que se pede a seguir
A) Apresente três características gerais das sociedades aqui encontradas pelos colonizadores portugueses.
 
B) A partir dos contatos estabelecidos com os nativos, os colonizadores entenderam que deveriam romover a salvação de suas almas. Cite a grande estratégia utilizada para esse fim pelos portugueses.
 
C) Vários elementos da cultura indígena foram desvalorizados pelos portugueses no afã de legitimar seu projeto colonizador. Desse modo, indique duas práticas culturais nativas desprezadas pelos colonizadores.
 
D) Qual o legado cultural indígena à sociedade brasileira? Enumere três exemplos.
 
06. Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir.


“Inicialmente sintonizado com a Itália de Mussolini, a Espanha de Franco e Portugal de Salazar, o governo Vargas inflectiu para a direita. Com a Segunda Guerra, desenhando-se a vitória dos aliados, volta-se, pressionado, para uma aliança contra as potências do eixo”.

MOTA, Carlos Guilherme. O Brasil do Estado Novo (1937-1945): matrizes politico-ideológicas. São Paulo: Fundação Memorial da América Latina, 2009, p. 08.

A) Indique duas razões para o Governo Vargas colocar-se, posteriormente, contra as potências do Eixo.
 
B) Cite três medidas tomadas pelo Governo Vargas para garantir, no período em questão, a centralização do poder e o controle do país.
 
C) Apresente o período em que o texto acima insere-se, indicando três questões fundamentais para a sua desarticulação.
 
07. Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir.


“Nas evoluções da sociedade brasileira, o Ceará tem sido vítima expiatória dos preconceitos, que no seu vôo da terra levam sempre pedaços palpitantes da verdade e da justiça. Para cada esperança, aqui, houve sempre malogro, para cada luta a ignomínia da dispersão ou da morte. As aclamações de 1824, saudando a aurora da liberdade, foram hinos que acabaram em nênias”.

BRÍGIDO, João. Miscelânea Histórica ou Coleção de Diversos Escriptos de João Brígido. Fortaleza: Fundação Waldemar Alcântara, 2009, p 29-46.

A) A que movimento o texto se refere como aclamações?
 
B) Além do Ceará, que outras províncias participaram do movimento em questão?
 
C) Cite os dois líderes cearenses exemplarmente punidos com a morte por participarem desse movimento.
 
D) Considerando as “aclamações” às quais o texto se refere, siga as seguintes orientações:


D.I. indique duas razões que levaram à eclosão do movimento acima mencionado.
 
D.II. narre o desfecho desse movimento.
 
08. Entre 1835 e 1845, uma intensa agitação social expressava a opressão e a miséria das camadas populares marginalizadas social e politicamente. Nesse período, situado grosso modo entre as regências e o início do Segundo Reinado, quatro insurreições ameaçaram a frágil unidade nacional. Acerca desse contexto, responda as questões a seguir.

A) Cite as quatro insurreições mencionadas no texto acima relacionando-as com as províncias em que esses movimentos ocorreram.

B) Durante o período em questão, formaram-se três fortes grupos políticos que representaram o embrião dos primeiros partidos políticos brasileiros. Explique cada um a partir dos segmentos sociais que os compunham e das propostas que defendiam.


Um comentário:

  1. Historiador

    Veio para ressuscitar o tempo
    e escalpelar os mortos,
    as condecorações, as liturgias, as espadas,
    o espestro das fazendas submergidas,
    o muro de pedra entre membros da familia,
    o ardido queixume das solteironas,
    os negocios de trapaça, as ilusões jamais confirmadas nem desfeitas.

    Veio para contar
    o que não faz jus a ser glorificado
    e se deposita, grÂnulo,
    no poço vazio da memória.
    è importuno,
    sabe-se importuno e insiste, rancoroso,
    fiel.

    Carlos Drummond de Andrade

    Grande abraço, querido professor e amigo!

    Ass: Ladislau Duarte

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Abração e até mais!